terça-feira, 20 de julho de 2010

A História



A história da Escola tem sua origem, como parte das obras de seu patrono. O Padre Humberto Pagliani, nasceu em Modena na Itália, no dia 10 de outubro de 1883
Em 1897, ingressou no Ginásio Josefino (Colégio Sacro Cuore), indo para o seminário no ano de 1902. Quatro anos depois, foi ordenado Sacerdote, continuando como Professor no Ginásio Josefino, ensinando Latim e Matemática, destancando-se como Professor de Álgebra.
Em 1909, seguiu como Missionário para Begasi na África e como havia falta de médicos, começou a estudar medicina.
Já no Brasil, esteve na escola agrícola (na estação da Quinta) município de Rio Grande, daí foi nomeado, pelo Bispo de Pelotas, vigário de Jaguarão, aqui chegando no ano de 1915, juntamente com ele vieram os padres Clemente e Balbire, mais um coadjutor Irmão Ermenegildo, todos pertencentes à Congregação dos Padres Josefinos. O Patronato São José, uma das principais obras do Pe. Humberto Pagliani começou a ser realidade em 1924, quando na condição de Vigário, assinou a escritura de doação do terreno por parte dos filhos do Sr. José Montanha. Imediatamente o Padre Pagliani começou a angariar donativos entre os paroquianos o que possibilitou o início da construção. Em poucos meses a obra estava concluída e o Patronato São José era uma realidade, tendo como alunos alguns meninos pobres sob a direção de algumas damas da cidade Sras. Pacheco.
A princípio foi destinado a um Patronato para meninos pobres desamparados, sob a direção de algumas senhoras.
Mais tarde a Escola passou a atender também meninas pobres.
Em 1925, mediante contrato, passou a ser Escola Municipal 27 de janeiro. Sendo matriculados 32 alunos com uma professora.
Em 1955 passou a ser Escola Paroquial, com o primeiro e segundo anos primários, com 40 alunos e duas professoras.
Em 1956, passou novamente à Escola Municipal "Inácio Montanha" com 64 alunos e duas professoras.
Em 1958, voltou a ser Escola Paroquial, recebendo o nome de seu ilustre fundador "Padre Humberto Pagliani", funcionando naquele mesmo ano, tendo o 1º e 2º anos elementar com 90 alunos matriculados e já no ano seguinte acrescentou-se o terceiro ano elementar, aumentando o número de alunos para 115.
Em 1961, por motivos financeiros o Prédio foi cedida à Prefeitura, ocasião em que eram abrigados 151 alunos com seis professores.
Em 1962, foi acrescentado o 5º ano primário com 152 alunos matriculados e 10 professoras.
A primeira turma de formandos do primário da Escola Padre Pagliani, foi homenageada no dia 15 de dezembro de 1962.

Nenhum comentário:

Postar um comentário